Custo total de Construção – Como fazer o cálculo
Não são todas as pessoas que têm facilidade em organizar o custo total de construção. Esse detalhe indispensável e faz parte do planejamento da sua construção, é necessário anotar todas as previsões de despesa que você vai ter em todas as etapas da construção.
Construir gasta muito, mas se você se organizar consegue diminuir um pouco o valor final do investimento, além disso, consegue ter um controle do que foi gasto e de quanto ainda tem para investir. Se organizando fica muito mais fácil, e a parte do financeiro é mesmo muito importante para que todas as pessoas saibam o quanto estão gastando.
A construção nada mais é do que um projeto que você vai colocar em prática, mas para isso você tem que ter um planejamento que antecede o início da construção. Planejar o seu orçamento faz toda diferença. Não é difícil prever os custos que você vai ter, pelo contrário, é muito mais simples, o único problema são os extras.
Caso você não saiba como calcular o custo da sua construção confira mais informações a respeito desse procedimento. É muito mais simples que você pensa e muito mais importante do que você imagina. Para quem tem um orçamento limitado para a construção é de suma importância ter conhecimento sobre os custos e quanto ainda resta.
Como Fazer o Custo total de Construção
Antes de tudo você precisa utilizar uma ferramenta que vai ajudar nesse planejamento, indicamos uma que é super simples de utilização, e todo mundo tem à disposição, que é o Excel.
Você encontra o Excel instalado no seu computador ou pode acessar online atrás do Office online.
A estimativa de custo da construção deve ser feita com base nos seguintes detalhes:
- materiais necessários para a obra;
- valor da mão de obra dos profissionais envolvidos;
- gastos extras que aparecerão no decorrer da construção.
Nos gastos extras podem entrar todo tipo de custo que não estava previsto anteriormente, ou seja, aquele material que ficou faltando, a mão de obra que aumentou, a quantidade de dias que aumentou para o término da obra, entre outros detalhes que envolvem aumento de custo e que não estavam estimados inicialmente.
É muito comum você se deparar com pessoas que gastam além do planejado porque não colocam no papel tudo que já foi comprado o que precisa comprar, por isso, mais uma vez ressaltamos a importância de você fazer o seu orçamento, não é difícil e existem ferramentas que podem ajudar.
O custo total da obra deve envolver tudo o que foi gasto, desde a compra de pequenos materiais até os que possuem maior custo. Como nome já diz é o custo total, logo, nada deve ficar de fora do seu planejamento, por isso procure mencionar tudo.